Portugal suspende uso da vacina da AstraZeneca
15/03/2021 23:55 em Notícias

Portugal já administrou 1.168.215 vacinas contra a Covid-19, de acordo com o Serviço Nacional de Saúde (SNS). Neste novo balanço, o SNS esclarece que 827.508 pessoas foram inoculadas com a primeira dose, enquanto 340.707 receberam ambas as doses requeridas para a vacinação completa. 

A prevalência da estirpe britânica na União Europeia (UE) torna-se cada vez mais evidente. Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), já foram detetados no Reino Unido e na Europa perto de 24 mil casos desta variante

Alemanha e a França são os mais recentes países a anunciar a suspensão do uso da vacina da AstraZeneca, por causa de novos relatos de coágulos sanguíneos perigosos relacionados com este fármaco. 

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

22h22 - O ministro da Administração Interna disse hoje que a proposta de um certificado sanitário visa ser um "facilitador" da circulação no espaço europeu, que faz sentido em paralelo com um "alargamento significativo" da vacinação contra a Covid-19. 

Segundo Eduardo Cabrita, "a comprovação de vacinação" enquanto "um elemento que facilite a circulação no espaço europeu e para o espaço europeu", deve ser vista numa "dimensão construtiva", num momento em que a aspiração de todos "é que a vacinação seja significativamente alargada nos próximos meses".

22h19 - A Madeira decidiu seguir a indicação da Direção-Geral da Saúde e suspender a administração da vacina da AstraZeneca programada no arquipélago, mantendo a da Pfizer, informou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS). 

22h17 - Os hoteleiros algarvios mostraram-se hoje cautelosos em relação às consequências para o Algarve da decisão do governo britânico em retirar Portugal da "lista vermelha" de países cujos viajantes estão sujeitos a quarentena em hotéis no Reino Unido. 

22h13 - O Ministério da Saúde brasileiro divulgou o boletim epidemiológico desta segunda-feira, que deu conta de 36.239 novos contágios e 1.057 mortes nas últimas 24 horas. Os números são bastante mais baixos do que tem acontecido ultimamente, algo que é frequente às segundas-feiras e que se deve a atrasos no reporte de dados no fim de semana

O Brasil acumula 11.519.609 casos confirmados e 279.286 óbitos. O número de recuperados ascende a 10,1 milhões de pessoas.

COMENTÁRIOS