Vírus vai-se "propagar mais"; Jornada em memória das vítimas
22/10/2021 10:42 em Notícias

Numa altura em que uma nova vaga de Covid-19 está a ganhar terreno em toda a Europa, atingindo sobretudo os países com taxas de vacinação baixas, mas também os jovens, o Presidente da República avisa que "a pandemia ainda não terminou", embora também não espere um agravamento da situação em Portugal. 

Por cá, a sublinhagem da variante Delta (identificada em  nove pessoas) não está a preocupar os especialistas. O investigador do Instituto Nacional de Saúde (INSA) João Paulo Gomes afirmou que esta não tem tendência crescente em Portugal, sublinhando que  "nem há provas de que afete a eficácia das vacinas". 

Em entrevista à RTP para explicar o Novo Estatuto do SNSMarta Temido notou que com a aproximação do inverno entra "uma fase em que o vírus se vai propagar mais", devido à maior presença em espaços fechados e condições menos favoráveis para o arejamento, mas vincou que a incidência de casos a 14 dias por 100 mil habitantes em Portugal é apenas de 85. "A média europeia está em 190 e há países acima de 1.000", destacou. 

Hoje arranca a jornada em memória das vítimas da Covid-19, estando previstas centenas de iniciativas por todo o país que se estendem até domingo, dia em que, pelas 14 horas, se fará um minuto de silêncio. 

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui  os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

10h30 - A vida a retomar a normalidade na Índia

Os cinemas em Mumbai, a capital do entretenimento da Índia, reabriram hoje após mais de 18 meses de encerramento devido à pandemia de Covid-19, a última de muitas restrições quando se regista um declínio no número das infeções.

8h00 - Jornada em memória das vítimas arranca hoje

A jornada em memória das vítimas da Covid-19 arranca hoje com centenas de iniciativas por todo o país que se estendem até domingo, dia em que os promotores apelam a um minuto de silêncio às 14h00.

7h30 - China com 43 casos no último dia

A China detetou 43 casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, 28 por contágio local e os restantes oriundos do estrangeiro. A Comissão de Saúde da China adiantou que o número total de casos ativos é de 518, entre os quais três graves. Desde o início da pandemia da Covid-19, o país registou 96.665 casos da doença e 4.636 mortos. De recordar que o país cancelou ontem centenas de voos, encerrou escolas e intensificou os testes em algumas áreas, após ter descoberto surtos ligados a um grupo de turistas

7h15 - Incidência aumenta na Alemanha pelo nono dia consecutivo

O número de novas infeções pelo novo coronavírus na Alemanha continua a aumentar, tendo o país reportado, nas últimas 24 horas, mais 19.572 diagnósticos positivos, de acordo com os dados do Instituto Robert Koch. No mesmo período, morreram vítimas da Covid-19 mais 116 pessoas na Alemanha. No total, desde o início da pandemia, a Alemanha acumula 4.437.280 casos de infeção por SARS-CoV-2 e 94.991 mortes causadas pela doença. 

7h00 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo acompanhamento AO MINUTO do desenrolar dos acontecimentos relacionados com a pandemia, numa altura em que os contágios alastram na Europa, sobretudo nas regiões com menos vacinação. O Reino Unido, por exemplo, ultrapassou ontem os 50 mil casos diários pela primeira vez em três meses. 

COMENTÁRIOS