Emitidos cá 8,7 milhões de certificados; Nova vaga na Europa
21/10/2021 09:35 em Notícias

A axa de incidência de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias e o índice de transmissibilidade (Rt) continuam a subir a nível nacional, fixando-se, respetivamente, nos 84,4 casos por 100 mil habitantes e em 1,02.

[05:32, 21/10/2021] Raimundo Matos: O diretor Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, Hans Kluge, elogiou as medidas de combate à pandemia de Portugal.

Kluge foi recebido na terça-feira pela ministra da Saúde, Marta Temido, que congratulou pela elevada cobertura vacinal em Portugal.

Já nos Estados Unidos, o regulador autorizou ontem doses de reforço das vacinas da Moderna e da Johnson & Johnson. A Food and Drug Administration disse também que os americanos podem escolher tomar como dose de reforço uma vacina diferente da recebida na inoculação inicial.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

10h00 - Rússia também regista casos da subvariante da Delta

A Rússia relatou algumas infeções com a subvariante da Delta, considerada mais contagiosa, anunciou a agência de notícias RIA esta quinta-feira.

A notícia surge numa altura em que o país tem superado recordes de novos casos e mortes por Covid-19 diariamente e gera o receio de que esses números possam aumentar ainda mais.

9h50 - Treinador do Bayern Munique testou positivo à Covid-19

Julian Nagelsmann testou positivo à Covid-19 esta quinta-feira, depois de nas últimas horas ter tido sintomas gripais que fizeram, aliás, com que não estivesse presente na vitória do Bayern Munique na visita ao Benfica (4-0), registada na noite de ontem. 

9h25 - Apple obrigará trabalhadores sem vacina a fazerem testes

A Apple exigirá testes a todos os trabalhadores que não estejam vacinados contra a Covid-19 sempre que queiram entrar nos escritórios da empresa, diz a Bloomberg.

8h20 - Ucrânia bate recorde de casos e mortes por Covid

A Ucrânia registou, no último dia, 22.415 novos casos de Covid-19, um recorde que ultrapassa as 20.341 infeções diagnosticadas a 3 de abril deste ano, de acordo com o ministério da Saúde. Foram também contabilizadas 546 novas mortes (o número mais alto registado tinha sido de 538, a 19 de outubro).

7h53 - Medicamento para o colesterol pode ser chave para tratar Covid-19?

As esperanças de alguns cientistas viram-se agora para um medicamento usado no tratamento do colesterol. Um ensaio clínico levado a cabo por investigadores da Suécia e Austrália em quase um milhão de pessoas para estudar a relação entre o medicamento e a mortalidade por Covid-19 descobriu que o uso de estatinas pode trazer benefícios.

7h45 - China deteta 13 casos locais e oito importados no último dia

 A China detetou 21 casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, 13 por contágio local e os restantes oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.

7h40 - Nova vaga alastra na Europa sobretudo em regiões com menos vacinação

 Uma nova vaga de Covid-19 está a ganhar terreno em toda a Europa, atingindo sobretudo os países com taxas de vacinação baixas, mas também os jovens, e obrigando os governos a reimpor restrições.

7h32 - Mais 67 mortes e 16 mil casos de Covid-19 na Alemanha

A Alemanha registou 67 mortes e 16.077 novas infecções por Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Robert Koch. No total, a Alemanha soma 4.417.708 contágios e 94.875 vítimas mortais desde o início da pandemia.

7h25 - Índia atinge mil milhões de doses administradas da vacina

 A Índia administrou até hoje mil milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, anunciou o Ministério da Saúde indiano, seis meses depois de um surto que quase levou ao colapso do sistema de saúde.

 

7h18 - Emitidos mais de 8,7 milhões certificados de vacinação em Portugal

 Mais de 8,7 milhões certificados digitais de vacinação, testagem e recuperação da Covid-19 foram emitidos em quatro meses pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), avançou à Lusa o presidente …

COMENTÁRIOS