CPI acusa Bolsonaro; Superfícies? Contaminação menor que 1%
20/10/2021 10:29 em Notícias

 

No relatório da vacinação, divulgado esta terça-feira, é revelado que mais de 8,8 milhões de pessoas completaram a vacinação em Portugal. Ainda assim, há regiões, nomeadamente LVT, Algarve e ilhas que ainda não 'cortaram' a meta dos 85%. 

Já um estudo realizado no nosso país mostra que cerca de 42% dos recuperados da Covid-19 apresentam sintomas de stress pós-traumático e mais de 40% mostram-se preocupados com o julgamento negativo de outras pessoas por terem sido infetados.

Presidente Marcelo discutiu a pandemia com diretor da OMS Europa e, no encontro, "foram abordadas temáticas como a pandemia de Covid-19, os ensinamentos a retirar deste momento e trocadas ideias sobre como deve ser abordada a saúde das populações no futuro".

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

09h15 - Paulo Pires recuperado da Covid-19: "Sinto-me bem, faço a vida normal". Paulo Pires foi um dos atores a marcar presença na festa que, na passada sexta-feira, assinalou o 9.º aniversário da TVI Ficção. Esta foi uma das primeiras aparições públicas do ator, que há um mês esteve infetado com Covid-19. "Sinto-me bem. Já estava vacinado, com as duas doses da vacina, tive vários sintomas mas foram todos ligeiros. Não fiz qualquer exame, espero não ter sequelas, mas sinto-me bem e faço a minha vida normal", afiançou.

08h37 - CPI acusa Bolsonaro de crime contra humanidade. Cai acusação de genocídio. O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da pandemia do Senado do Brasil vai recomendar que o presidente Jair Bolsonaro seja acusado de crimes contra a humanidade, admitindo desta forma que o líder brasileiro deixou que o novo coronavírus se propagasse de forma descontrolada no país numa tentativa falhada de atingir a imunidade de grupo, avançam diversos meios brasileiros e o The New York Times.

 

08h28 - Risco de contaminação por Covid-19 ao tocar superfícies é menor que 1%. Desinfeta os produtos que compra no supermercado e as solas dos sapatos ou troca de roupa assim que chega a casa? Ora, um novo estudo revela que o risco de contágio pelo SARS-CoV-2 é de cinco a cada 10 mil vezes em casos em que um indivíduo toca numa superfície com a presença do vírus, ou seja, menos de 1%.

07h46 - Proteína na superfície das células prevê hospitalizações e mortes. Detetadas através da realização de esfregaços nasais, as chamadas 'proteínas de flor' podem agir como biomarcadores para infeções graves causadas pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, por trás da doença da Covid-19.

07h30 - Alemanha reporta mais de 17 mil novos casos e 92 óbitos. Incidência sobe. A Alemanha registou 17.015 novos casos de infeção e mais 92 mortes devido à Covid-19, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Robert Koch. No total, a Alemanha soma 4.401.631 contágios e 94.808 vítimas mortais

07h16 - Carnaval do Rio de Janeiro em 2022 terá mais de 500 desfiles de rua. O regresso do carnaval do Rio de Janeiro em 2022 já está em preparação com a inscrição de mais de 500 desfiles de rua que pretendem celebrar a festa mais representativa do Brasil, cancelada este ano devido à pandemia.

07h11 - Venezuela restringe voos internacionais por tempo indeterminado. As autoridades venezuelanas prolongaram, por tempo indeterminado, as restrições às operações aéreas internacionais em vigor no país, devido à quarentena preventiva da Covid-19.

07h06 - China deteta 17 casos locais e 13 importados nas últimas 24 horas. Os casos locais foram detetados no município de Pequim (um), nas regiões autónomas da Mongólia Interior (oito) e Ningxia (um) e nas províncias de Gansu (quatro), Guizhou (um), Yunnan (um) e Shaanxi (um). Desde o início da pandemia da Covid-19, o país registou 96.601 casos da doença e 4.636 mortos.

07h02 - Comissão apresenta relatório sobre falhas na gestão da pandemia no Brasil. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, que investigou alegadas falhas e omissões do Governo brasileiro na gestão da Covid-19, apresentará hoje o seu relatório final, que deverá acusar o Presidente, Jair Bolsonaro, de vários crimes.

 

 

COMENTÁRIOS