"Turismo de vacinas"; UE exportou mil milhões de doses
18/10/2021 09:52 em Notícias

 

 

Portugal registou este domingo 465 novos casos de Covid-19 e mais nove óbitos nas últimas 24 horas, segundo os dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O país acumula assim 1.079.806 casos confirmados e 18.097 óbitos desde o início da pandemia.

A administração em simultâneo das vacinas contra a gripe e a Covid-19 arranca hoje em Portugal Continental, com a DGS a prever vacinar cerca de dois milhões de pessoas nessa modalidade.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui  mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

10h28 - União Europeia exportou mil milhões de vacinas para todo o mundo. Ursula von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia, informou, através de comunicado, que a União Europeia já distribuiu mil milhões de vacinas por todo o mundo. "Atingimos um marco importante na distribuição de vacinas contra a Covid-19 no mundo. A União Europeia exportou mais de mil milhões de doses por todo o mundo, nos últimos dez meses. As vacinas produzidas na União Europeia foram enviadas para mais de 150 países", disse a responsável.

 

10h18 'Turismo de vacinas' leva russos a viajarem para a Sérvia. Nenhuma das vacinas desenvolvidas pela Rússia recebeu 'luz verde' da Organização Mundial de Saúde, e vacinas como a da Pfizer/BioNTech podem permitir aos cidadãos russos viajarem sem entraves e com mais frequência pela Europa.

9h54 Catalunha atinge nível de mortalidade mais baixa desde início da crise pandémica. A Catalunha, que mantém níveis de risco moderado a baixo, soma hoje o terceiro dia consecutivo sem notificar mortes associadas à Covid-19, pela primeira vez desde que foi notificada a primeira morte na região, a 6 de março de 2020. Nos últimos sete dias, foram reportados oito óbitos, o nível de mortalidade mais baixo desde o início da crise pandémica.

9h49 Rússia regista novo recorde de casos diários. A Rússia registou esta segunda-feira um novo recorde de novos casos diários, com 34.325 novos casos notificados nas últimas 24 horas. No dia anterior tinham sido reportados 34.303. Foram, ainda, notificados mais 998 óbitos.

8h48 Coreia do Sul regista menor número de contágios desde julho. A Coreia do Sul registou esta segunda-feira o menor número de casos diários de Covid-19 desde julho, um resultado do avanço do número de vacinados. Foram reportados 1.050 novos casos (abaixo dos 1.211 casos reportados a 7 de julho). A notícia surge no mesmo dia em que o país asiático assiste a um relaxamento das restrições.

7h43 - As autoridades de Saúde alemãs reportam, esta segunda-feira, mais 4.056 novos casos de infeção, elevando o número total para 4.377.845. Ainda de acordo com o Instituto Robert Koch (RKI), foram reportados mais 10 óbitos associados à doença causada pelo vírus SARS-CoV-2. Já morreram em território alemão 94.628 pessoas desde o início da crise pandémica.

7h37 - O antigo primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, considerou que o falhanço do Reino Unido e de outras nações de enviarem doses das vacinas contra a Covid-19 para países em desenvolvimento "é o maior falhanço de políticas públicas a nível internacional no espaço de anos". 

Em declarações prestadas à Sky News, Gordon Brown disse que "há 240 milhões de vacinas que não foram usadas na Europa e nos Estados Unidos e que não devem ser usadas nos próximos meses - muitas delas podem ficar inutilizadas e isso seria criminoso". 

7h28 - Portugal vai entregar hoje 298.700 vacinas contra a Covid-19 ao Senegal, naquela que é a primeira doação portuguesa através do mecanismo Covax.

7h23 - China detetou 24 casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, dois por contágio local em Xi'an, na província de Shaanxi, e os restantes oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.

Desde o início da pandemia, o país registou 96.546 casos da doença e 4.636 mortos.

COMENTÁRIOS