Casos não aumentaram nas escolas; 19 milhões de testes feitos
14/10/2021 10:22 em Notícias

 

 

Desde o início da pandemia, já foram realizados em Portugal 19 milhões de testes de diagnóstico à Covid-19, anunciou, esta quarta-feira, o Serviço Nacional de Saúde (SNS). 

Nestes dados, que compreendem o período temporal até ao passado dia 10 de outubro, contam-se tanto os Testes Moleculares de Amplificação de Ácidos Nucleicos (TAAN), como os Testes Rápidos de Antigénio (TRAg). 

De recordar que 85% da população portuguesa - mais concretamente 8.782.671 milhões de pessoas -, já tem a vacinação completa contra a Covid-19.  
 
A partir de agora, as pessoas com esquema vacinal completo há mais de 14 dias deixam de precisar de fazer testes de rastreio para reuniões familiares e eventos culturais, desportivos ou cooperativos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

11h00 - Rússia volta a registar recorde de mortes por Covid-19

A Rússia registou 31.299 novos casos de Covid-19 - o maior número de infeções no espaço de 24 horas - e 986 mortes associadas à doença desde quarta-feira.

10h02 - E vão três? Proteção da vacina contra Covid-19 diminui com o tempo

A proteção que a vacina contra a Covid-19 concede diminui meses após a vacinação completa, o que justifica a administração de novas doses contra o SARS-CoV-2. Esta é a convicção de um grupo de cientistas do Imperial College London, citado pelo jornal britânico The Guardian. 

09h10 - Bali reabre hoje, mas sem turistas à vista

A ilha indonésia de Bali reabre esta quinta-feira para turistas estrangeiros de 19 países, incluindo Portugal, pela primeira vez em mais de um ano devido à pandemia do novo coronavírus.

Contudo, a ilha, que perdeu a sua principal fonte de receita com a interrupção do turismo, não tem quaisquer voos internacionais previstos para hoje.

Os visitantes estrangeiros devem estar vacinados e cumprir um período de quarentena num hotel.

08h31 - Índia reabre fronteiras a turistas estrangeiros a partir de sexta-feira
 
A Índia vai reabrir as fronteiras aos turistas estrangeiros que chegam ao país em voos fretados ('charter') a partir de 15 de outubro, mas os visitantes que viajam em voos regulares terão de esperar até 15 de novembro.

08h00 - Identificado novo fator de risco mesmo entre quem está vacinado
 
Uma descoberta recente sugere que pessoas que abusam de substâncias que causam dependência, ou seja indivíduos dependentes de canábis, álcool, cocaína, opioides em geral e tabaco, estão 8% mais propensas a contraírem uma infeção pelo novo coronavírus, mesmo após terem tomado duas doses da vacina. Já entre quem não consome esse tipo de substâncias o número desce para 3,6%. 

07h45 - Casos de Covid-19 não aumentaram com regresso às escolas

O regresso às salas de aula parece não ter-se refletido num aumento de casos nas faixas etárias mais jovens. De acordo com um levantamento feito pelo jornal Público, a incidência nos grupos dos zero aos nove e dos dez aos 19 anos manteve mesmo a tendência decrescente que já se verificava desde o final de Agosto.

A faixa etária dos zero aos nove anos, que está excluída do plano de vacinação contra a Covid-19, é a que apresenta a maior incidência a 14 dias: cerca de 134 casos por 100 mil habitantes. Quando as aulas começaram, a 14 de setembro, o valor era de 218 casos por 100 mil habitantes.

07h32 - China deteta um caso local e vinte importados nas últimas 24 horas
 
A China detetou 21 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, um por contágio local e os restantes oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país asiático.

07h25 - Mais de 12 mil novos casos e 72 mortes na Alemanha

A Alemanha reportou 12.382 novas infecções e 72 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados atualizados esta quinta-feira pelo Instituto Robert Koch. A taxa de incidência a sete dias fixa-se agora nos 67 casos por 100 mil habitantes (no dia anterior era de 65,4 por 100 mil habitantes). 

07h20 - América Latina e Caribe tem 39% da população com vacinação completa
 
Cerca de 39% dos habitantes dos países da América Latina e do Caribe têm a vacinação completa contra a Covid-19, sendo que seis registam taxas muito baixas de imunização, divulgou hoje a Organização Pan- Americana de Saúde (OPS).

 

 

07h13 - Associação venezuelana exige cuidados para ativistas detidos com Covid-19
 
A associação Fundaredes exigiu às autoridades venezuelanas que transfiram "com urgência", para um centro de saúde, dois membros da organização, detidos há 104 dias, diagnosticados com Covid-19, disse o advogado dos ativistas.

COMENTÁRIOS